quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O caminho de um karateka


A evolução de um karateka no karate-do, permite-lhe assimilar valores, desenvolver/aperfeiçoar qualidades e um código de conduta que serão fundamentais e determinantes na sua vida.
Nota: no nosso estilo de karate, shukokai, o cinto roxo substitui o cinto vermelho.
Cinto branco: representa o espírito de alguém que quer aprender e começar a trilhar um novo caminho. Procurar algo de novo para a sua vida.
Cinto amarelo: é preciso paciência, principalmente quando as coisas possam não correr logo da nossa feição. Grande virtude, característica de um verdadeiro karateka.
Cinto laranja: Quando pensamos em desistir de algo que adoramos e gostamos devemos manter a nossa motivação em alta.
Cinto verde: Representa a nossa vontade em querer seguir este caminho e em aprender mais.
Cinto azul: A perseverança sabendo que é preciso muita dedicação e empenho para obtermos sucesso em tudo o que fazemos.
Cinto vermelho/roxo: O cinto fica mais escuro e começamos a sentir a responsabilidade de ajudar o nosso mestre, assumindo a responsabilidade de também transmitir aos mais novos e menos graduados tudo o que aprendemos até então, sendo também responsáveis pelo seu crescimento.
Cinto castanho: Último patamar antes do derradeiro cinto. Sermos disciplinados em toda a linha para podermos ultrapassar o "último patamar".
Cinto preto: Interiorizar e demonstrar tudo o que aprendemos até então e sermos merecedores do respeito que este cinto nos confere.

Sem comentários:

Enviar um comentário