terça-feira, 28 de junho de 2016

Origem do Karate Shukokai


É bom conhecermos as nossas origens. De onde vimos, e sabermos exactamente para onde vamos.

"Shuri-te (首里手)  é um estilo dos três estilos primordiais de Karate, nascido ainda na época em que a arte marcial começava a ser conhecida por tode. Sua denominação se deve à sua origem, dado ter surgido na capital do vetusto reino de Ryukyu, a cidade de Shuri.
A formação do estilo Shuri-te teve por fundamento o conjunto de golpes directos e defesas em ângulo. Os golpes ofensivos visam sempre um ponto vital, o que mostra o preponderâncias de atemi waza, que visa resolver um eventual embate num golpe singular (ikken hissatsu).
No arquipélago de Okinawa, as origens dos sistemas de luta apontam para mais de mil anos. Como se deu nos domínios feudais da Ásia, havia um classe de guerreiros, os quais estudavam métodos de ataque e defesa para os confrontos ocorridos entre os vários clãs e famílias. Todavia, mesmo entre os plebeus existiam aqueles que tinham conhecimentos marciais, até em razão das necessidades quotidianas.
O Rei Sho Hashi promulgou um édito proibitivo do uso de armas por parte da população civil, que acelerou o processo de desenvolvimento, culminando no Karate que se dividiu em três vertentes radicadas nas cidades de Shuri, Tomari e Naha. Em Shuri, então capital do país, onde vivia a família real e se alojavam os guerreiros, nasceu a linha chamada de shuri-te.
O sistema sofreu influências directas desde o estilo de chuan fa do Templo Shaolin. Mas, em decorrência de a cidade ser a capital do reino, os condutores de sua formação pertenciam mormente à aristocracia militar, baseados no lendário Castelo de Shuri, sendo moldado, pois, às suas necessidades, assim como sucedeu com os samurais do Japão, quando desenvolveram o jiu-jitsu.
Após a invasão de Okinawa pelos samurais do clã de Satsuma, foi imposta à população nova proibição de utilização de armas. Tal proibição tornou-se mais sensível na classe guerreira, os peichin (Peichin em japonês: 親雲上, é o termo que designa uma classe de nobres oficiais do vetusto reino de Ryukyu. O prestígio social equivalia à classe dos samurais. Essa similitude aprofundou-se mais e mais, principalmente após a formal anexação do arquipélago ao império japonês."

                                                                    In Wikipedia,  https://pt.wikipedia.org/wiki/Shuri-te


segunda-feira, 27 de junho de 2016

Demonstração


O N.K.S.B.- Nucleo de Karate Shukokai das Beiras irá efectuar amanhã uma pequena demonstração em Trancoso na festa de final de ano do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Trancoso.
Será no Convento dos Frades a partir das 16h, sendo que a actuação do nosso grupo está prevista por volta das 17h.
Irão participar as crianças que integram o projecto "Pequenos Karatekas - N.K.S.B." precisamente deste Jardim de Infância.
Agradecemos o convite que nos foi endereçado.

domingo, 26 de junho de 2016

Conhecimento e humildade



“No Karate, independentemente da sua graduação, deve sempre assumir que há muitas coisas que continua a não conhecer/saber”.


A humildade ajuda-nos a progredir. Um karateka deve ter sempre presente o compromisso em querer aprender mais e mais, dia após dia. Procuramos a perfeição independentemente de onde nos encontramos, sabendo que poderemos sempre melhorar. Basta querermos, termos vontade e disponibilidade para recebermos o que o nosso mestre tem para nos transmitir. Aquilo que aprendemos com os nossos colegas de treino mais graduados e menos graduados.
Ao longo do caminho que percorremos durante a nossa vida, vamos evoluindo, mas apesar de onde nos encontramos no presente, é importante saber que poderemos sempre melhorar até a nossa alma deixar o nosso corpo.

sábado, 25 de junho de 2016

Presenças Vila Franca das Naves - Novembro de 2015

Continuando a actualizar o registo da época, desta feita, publicamos as presenças referentes ao centro de instrução (Dojo) de Vila Franca das Naves, relativas ao mês de Novembro. As mesmas ficarão disponíveis para consulta na página "Área do Karateka" que entretanto foi actualizada.
A informação encontra-se nos links publicados, para consulta através de gmail ou hotmail. Caso não consiga acesso poderá solicitar permissão para aceder.

Presenças Vila Franca das Naves - Novembro 2015 (versão gmail)

Presenças Vila Franca das Naves - Novembro 2015 (versão hotmail)

sexta-feira, 24 de junho de 2016

W.C.I.C. - Abril 2016 - Lisboa


O N.K.S.B. esteve presente no W.C.I.C. (World Chief Instructors Course) que se realizou pela primeira vez em Portugal em Abril do corrente ano.
Viajaram até Lisboa, mais concretamente Rio de Mouro, karatekas dos Dojos de Trancoso, Pala e Porto da Carne. Foi uma experiência fabulosa com presença de vários países de todo o Mundo. Estiveram presentes comitivas de  karatekas de Portugal, África do Sul, Estados Unidos da América, Inglaterra, Suiça, Alemanha, Finlândia, Índia, Canadá, entre outros.
Oportunidade para troca de experiências e vivências, bem como o contacto e treino com outros praticantes de outros países.
Publicamos o primeiro álbum referente ao dia 23 de Abril, tendo sido o primeiro dia de treino para todas as idades. Podem consultar através do link:

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Presenças Lageosa do Mondego - Novembro 2105

Publicamos as presenças referentes ao mês de Novembro de 2015 do centro de instrução (Dojo) da Lageosa do Mondego.

Presenças Novembro 2015 (versão gmail)

Presenças Novembro 2015 (versão hotmail)

Caso não consiga visualizar os documentos, deverá solicitar permissão.
A página "Área do Karateka" foi actualizada.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Respeito e calma interior


Tal como um karateka demonstra respeito pelo local onde treina (dojo) com um comportamento correcto no seu interior, efectuando a saudação quando entra e quando sai, também na nossa alma que representa o nosso interior deve permanecer o verdadeiro conceito de respeito.
O nosso interior/alma é o reflexo da nossa essência. O karate ajuda-nos a alimentar esse respeito interior que um verdadeiro karateka deve demonstrar perante todas as pessoas e seres vivos.
Ao longo da nossa vida, através das nossas escolhas e aprendizagem, vamos construindo uma "moradia", que caso tenha bons alicerces não precisa ser demolida porque aguenta todas as adversidades.
O karate ensina-nos a termos raizes fortes para procurarmos o nosso caminho, não cedendo perante "tempestades"/adversidades. Por vezes podemos vergar, demonstrando capacidade de adaptação sem haver uma ruptura, sem partir.
Devemos aprender a respeitar o próximo, os nossos adversários, para sermos respeitados.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Determinação e compromisso


"O Último Samurai". Um filme que qualquer praticante/apaixonado pelas artes marciais deveria ver.
A imagem é desse filme e o pensamento/reflexão está presente ao longo do mesmo.
Nesse mesmo filme, fica patente a "entrega" por parte dos samurais que "procuram a perfeição desde que se levantam até que se deitam". O desejo de atingir a perfeição através do treino diário demonstra o verdadeiro carácter e personalidade desses homens fabulosos com quem devemos e podemos aprender muito.
O compromisso perante algo que nos preenche e que nos confere determinação é com certeza uma qualidade que nos leva onde poucos chegam, precisamente por falta dessas qualidades, que um karateka deverá demonstrar.